Aconselhamento Bíblico Pós-Graduação - Linha de pesquisa Aconselhamento Bíblico Redentivo
A linha de Pesquisa em Aconselhamento Bíblico Redentivo tem o objetivo principal de capacitar pastores e mestres, líderes e o povo de Deus em geral à compreensão da centralidade trinitária e cosmovisão cristã no processo do aconselhamento.
Depressão, suicídio, sofrimento e cultura ocidental 2019.1
Essa disciplina busca compreender a depressão como consequência das múltiplas causas do sofrimento e dores relacionais e também como “raiz da cultura ocidental em torno do indivíduo, do campo de batalha de decisões, cultura da felicidade como bem maior e entretenimento e busca pelo novo14”. Discutirá a abordagem ocidental do sofrimento e a “razão para tanta ênfase no aqui e agora deste mundo e a falta de esperança da perspectiva secular15”.
Consultório Bíblico: Luto, câncer, catástrofes e o problema do mal 2018.2
“Se existe um Deus Todo-poderoso que reina sobre o mundo inteiro e que, ao mesmo tempo, é perfeitamente bom e justo, então a existência do mal e do sofrimento constitui um problema. Deus, sua existência e o cristianismo deixariam de ser plausíveis diante disso12”? Como aconselhar um enlutado com base na esperança e consolo bíblico sobre a vida após a morte13? Como cuidar de um ente querido com câncer?
O dilema do aconselhamento bíblico e a graça comum 2018.2
Aconselhamento redentivo, trazendo as seguintes indagações: Em que medida as “observações da ciência podem ajudar no preparo do conselheiro sem comprometer a soberania da fé cristã revelada na Escritura a qual se torna o elemento crítico da sua validade? À luz das Escrituras, como redimir as observações da ciência de modo teológico11”? Como ser um conselheiro que trabalha a suficiência das Escrituras e não desconsidera a graça comum? Como não cair no erro de igualar a graça comum às Escrituras no processo do aconselhamento?
Crise Cultural, Homossexualismo e Conflitos Familiares: Casais, Jovens e Crianças 2018.2
“O reavivamento iminente: a igreja está pronta para a família orientada pela fé?” “Reconstrução da base e os fundamentos bíblicos 11”. “Aplicação das promessas e dos mandamentos pacificadores de Deus nos conflitos que acontecem entre maridos e esposas, pais e filhos, e com outros familiares”. Como aconselhar os pais que vivem o dilema da homossexualidade nos filhos?
Idolatria da sexualidade e hábitos pecaminosos: Esperança no Poder do Evangelho 2018.1
A disciplina analisará os vícios e hábitos escravizadores à luz da doutrina do pecado como peça fundamental para construção do sistema teológico para a compreensão do vício. Como tornar a Bíblia viva e colocar a esperança na ação do Espírito Santo que aplica a Palavra no ser humano”?
Panorama Histórico do Aconselhamento Bíblico e os Fundamentos Bíblicos e Teológicos 2018.1
A disciplina trata de como “ao longo da história da igreja as Escrituras foram utilizadas por pastores e outros cristãos para encorajar e advertir os membros do rebanho e o fundamento bíblico e teológico para a ministração àqueles que enfrentam problemas e que desejam a sabedoria e a orientação de Deus[1]”.
[1] BABLER, John. Fundamentos Teológicos do Aconselhamento Bíblico e suas Aplicações Práticas. São Paulo: Editora Nutra, 2017, p. 8.
História da Reforma Protestante e a Pregação como instrumento para o Aconselhamento Bíblico 2018.1
A disciplina tratará do problema de muitos púlpitos atuais terem caído em declínio no tocante à substituição da teologia bíblica pela psicologia e a influência deste fato no processo do aconselhamento cristão4. Em que medida a pregação expositiva pode servir como um dos instrumentos de aconselhamento?